sábado, 24 de novembro de 2012

Cardapio para Idosos


A terceira idade  é a época da vida em que temos que descansar, compartilhar experiência e fazer o que o tempo não nos permitiu fazer anteriormente devido a correria do dia a dia. Para isso a saúde deve estar sempre sobre cuidados e um cardápio alimentar adequado
Os idosos  tem tendência a teres maiores complicações na saúde. Para prevenir doenças e controlar melhor as atividades do organismo nada melhor que uma alimentação balanceada e adequada.
Durante a terceira idade quase 30% da massa muscular do corpo se transforma em gordura . Isso pode trazer problemas nas quedas, musculares respiratórios e cardíacos.
Próximo dos 60 anos o corpo não absorve os alimentos corretamente, por isso precisa uma alimentação com muitas proteínas. Para isso é importante comer carnes, ovos e laticínios diariamente. Além desses alimentos, idosos devem ingerir uma maior quantidade de ferro e cálcio, para sustentar e movimentar melhor o corpo.
As vitaminas D, C, E e do complexo B que ajudam a prevenir doenças e suprir o corpo para executar atividades vitais, elas são encontradas em legumes, frutas e hortaliças.
O idoso também deve prestar muita atenção na quantidade de líquido que ingere, pois é importante hidratar o corpo. Geralmente nessa idade perdemos um pouco a sede e por isso acabamos bebendo menos água. Isso pode causar problemas renais e intestinais. A falta de água no corpo do idoso também causa flacidez.
Pensando nisso o Mulher Beleza elaborou um cardápio simples para uma alimentação adequada para os idosos.

Café da manhã

Opte por tomar uma chícara de chá ou um copo de suco.
Salada de frutas muitos sais minerais e vitaminas juntos E /ou fatias de pão


Lanche

Frutas:
Varie pela semana comendo cada dia uma: Amoras, bananas, maças, laranjas

Almoço

Saladas : Agrião, Couve, Rúcula, Rabanete, beterrabas
Grãos  Feijões, Grão de Bico, Lentilha, Milho.
Carnes variadas – Frango, Peixe ou Boi
Arroz Integral
Sobremesa: opte por uma fruta diferente do lanche da manhã.


Lanche da Tarde:

Um copo de suco batido com gengibre ajuda a fortalecer a imunidade

Jantar

Sopas são mais indicadas para a última refeição, pois além das vitaminas de hortaliças e legumes elas contém água que ajuda o corpo se hidratar até a próxima refeição que será feita no outro dia.

0 comentários:

Postar um comentário